sábado, 10 de outubro de 2009

10 de outubro: no Dia Mundial da Doença Mental, 450 milhões de pessoas têm algum distúrbio.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima em 450 milhões o número de pessoas que sofrem de algum distúrbio mental no mundo. Dessas, menos da metade recebe tratamento. O número impressiona e mostra como as pessoas se preocupam muito mais com a saúde física do que com a mental. Sempre envolta em preconceito e desinformação, as doenças da “cabeça” são, até hoje, colocadas sob o tapete.

Para divulgar o tema e promover o debate sobre o problema, a Federação Mundial para a Saúde Mental (www.wfmh.org) criou o Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado hoje, 10 de outubro. Todo ano, a Federação escolhe um tema para ser trabalhado e o de 2009 é “Saúde Mental nos Cuidados Primários: Melhoria do Tratamento e Promoção da Saúde Mental”.



No Brasil, a data ainda engatinha, mas de acordo com Carlos Henrique Rodrigues, psiquiatra do Instituto de Psiquiatria do HC, “qualquer tipo de divulgação é importante. Seria bom se o governo, assim como faz campanhas para câncer, voltasse os olhos para as doenças mentais. Elas impossibilitam as pessoas e também matam”.

De acordo com Rodrigues, 15% da população brasileira, em algum momento da vida, irá desenvolver algum tipo de doença do humor, como depressão e transtorno bipolar. Pesquisa realizada pelo HC mostra que 45% da população têm algum tipo de doença mental, como depressão, transtorno bipolar, ansiedade, síndromes, transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e esquizofrenia, só para citar as mais comuns.

Ele ainda enfatiza a importância do diagnóstico precoce. Ficar atento a sintomas como distúrbios do sono, cansaço persistente, alteração do apetite e irritabilidade permanente, alteração de humor, tristeza constante e choro são alguns dos sinais que merecem atenção.

- Quanto mais tarde for feito o diagnóstico, mas difícil é o tratamento, menor a resposta e maior o gasto.

Procurar ajuda profissional nesses casos é imprescindível para encontrar o tratamento adequado, que geralmente é feito à base de terapia e medicamentos.
http://noticias.r7.com/saude/noticias/no-dia-mundial-da-doenca-mental-450-milhoes-de-pessoas-tem-algum-disturbio-20091009.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.