quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Carnaval do Pelô faz homenagem aos 60 anos do Trio



As manifestações culturais baianas têm lugar garantido no Centro Histórico de Salvador (CHS) durante todo o ano. Mas, sem dúvida, é em fevereiro que os artistas locais e os expoentes da música se encontram em todas as suas vertentes: samba, MPB, afoxé, samba-reggae, frevo, ijexá e reggae. De sexta a terça-feira (12 a 16/02), essa diversidade de ritmos será a tônica do Carnaval do Pelourinho. A festa este ano homenageia os 60 Anos do Trio Elétrico e é com esta inspiração que os artistas plásticos Euro Pires e André Cruz, selecionados através de concurso público do Pelourinho Cultural/IPAC, executaram o projeto de decoração do Pelourinho, o único espaço da cidade a exibir ornamentos de rua.

As praças e largos do CHS mantêm sua identidade este ano, mas com uma novidade: pela primeira vez o Largo do Pelourinho recebe duas atrações por noite, com destaque para Luiz Caldas, Lateral Elétrica, Diamba, Jau, Gerônimo e Lazzo. A Praça do Reggae, honrando seu nome de batismo, traz representantes desse gênero musical como a banda baiana Semente da Paz, destaque do cenário local em 2009.

Na Quincas Berro D’Água, o foco é o samba, com atrações como Edil Pacheco, Walmir Lima e o Grupo Bambeia. Já a Tereza Batista assume o estilo alternativo, oferecendo diversão para um público que foge das músicas consideradas “de carnaval”. Na programação desse espaço, figuram nomes como Juliana Ribeiro, a banda de rock Retrofoguetes e o grupo BaianaSystem acompanhado pelo DJ Chico Correa (PB).

Enquanto o Cruzeiro de São Francisco receberá bandas de rua que tocarão frevos e marchinhas carnavalescas, o Largo Pedro Arcanjo mescla shows de Tonho Matéria, Didá, Cortejo Afro e a orquestra Fred Dantas. A Praça das Artes sediará, pela segunda vez, a programação infantil do carnaval da cidade, resultado de uma parceria entre o Pelourinho Cultural e a SALTUR.

Além dessa pluralidade de ritmos, grupos culturais da comunidade enfeitam as ruas do Centro Antigo: Olodum Mirim, Meninos do Pelô, Os Bonecões, Cia Gente de Teatro da Bahia, bandinhas e diversos grupos itinerantes. No Circuito Batatinha/Pelourinho, o Bloco Didá e o Afoxé Filhos de Gandhy são algumas das atrações confirmadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.