sexta-feira, 5 de março de 2010

Morre Jânio Lopo. Saudades!


Dizer adeus nunca é simples. Por mais que estejamos acostumados, sempre há a sensação de que o peito aperta, uma tristeza inconsolável, como se uma parte importante de nossas vidas fosse embora para não mais voltar. Nesta sexta-feira (05), uma importante parte da história do jornalismo baiano se foi. O colunista e editor de política Jânio Lopo faleceu no início desta tarde, vítima de complicações cardíacas. Ele estava internado desde a última quinta-feira (04) na Fundação Bahiana de Cardiologia, localizada no bairro do Itaigara, em Salvador.

Jânio, que faria 52 anos no dia 15 deste mês, teve um mal estar na manhã de ontem e no início da noite sofreu um infarto. Ele aguardava em coma induzido a realização de uma cirurgia para desobstruir a carótida, procedimento considerado extremamente delicado por médicos especialistas, mas não resistiu e morreu no início desta tarde.

Lopo atuou como jornalista nos principais veículos impressos de Salvador. Em 30 anos de carreira, dos quais 20 foram dedicados à área política, conquistou a credibilidade e o carisma de vários leitores. Foi assessor de imprensa de órgãos públicos e empresas privadas e, como último trabalho, atuou como diretor de jornalismo do site “Política Hoje” e colunista e editor do Jornal Tribuna da Bahia.

"Quem conviveu com Jânio Lopo sabe que ele nunca abriu mão da ética e do respeito às pessoas. Em mais de 30 anos de profissão, ele honrou o jornalismo baiano e brasileiro, fazendo críticas consistentes e coerentes, escrevendo artigos contundentes e fiscalizando a atuação dos políticos. Vai ficar um vazio enorme para todos nós que gostamos de política e nos acostumamos a ler os artigos diários de Jânio Lopo", afirmou o senador Antonio Carlos Junior (DEM).

O prefeito de Salvador, João Henrique, também lamentou a morte de Jânio. “Uma grande perda para o jornalismo baiano e para o mundo político. Jânio marcou sua brilhante trajetória com relevantes serviços prestados a toda a área de comunicação com repercussão em todo o Estado. Foi um jornalista influente e que tinha a capacidade de conquistar seus leitores”, disse o gestor municipal.

"Jânio era uma figura singular no jornalismo baiano. Tanto pelo talento para escrever e analisar o cenário político baiano quanto pelo humanismo. Era um cavalheiro com incontestável talento para o jornalismo. Eu lia todos os dias a coluna de Jânio Lopo e vou sentir falta disso. Também vou sentir falta das conversas e da gentileza dele. Foi uma grande perda para a Bahia", afirmou o deputado estadual Carlos Gaban (DEM).

No twitter, houve comoção e pronunciamento de diversas autoridades baianas. O deputado Antonio Calos Magalhães Neto foi um dos políticos a utilizar o serviço de microblog para demonstrar sua tristeza. “Durante muitos anos convivi com Jânio Lopo, um jornalista de caráter, responsável e ético. Lamento profundamente a morte do meu amigo, editor de Política da Tribuna da Bahia”, declarou ACM Neto.

“Fico consternado com o falecimento do grande jornalista político Jânio Lopo. Enorme perda para a imprensa baiana e brasileira”, disse o Venerável Mestre Maçom da Loja Castro Alves Luciano Suedde.

O sepultamento de Jânio Lopo será realizado neste sábado (06), às 11h, no Cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.