domingo, 7 de março de 2010

PCdoB-RJ nos 100 anos do Dia Internacional da Mulher


militantes do PCdoB-RJ estarão nas ruas na próxima segunda-feira (8) para comemorar os 100 anos do Dia Internacional da Mulher. Para a data, o Partido preparou faixas, adesivos e panfletos para distribuição nas ruas.

O PCdoB-RJ participará das atividades na Cinelândia, como também da passeata que percorrerá a Avenida Rio Branco. Em seguida, os comunistas estarão no ato na Leopoldina, que terá a presença do presidente Lula e da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Abaixo o texto do panfleto:
8 de março – Viva os 100 anos do Dia Internacional da Mulher

Durante a II Conferência de Mulheres Socialistas, realizada em Copenhague, em 1910, com a presença de delegadas de 17 países, foram aprovadas as propostas da socialista Clara Zetkin de conclamação às mulheres a lutarem pela paz e de se celebrar um dia internacional das mulheres, que deveria ocorrer todos os anos. No ano seguinte, no mês de março, mais de um milhão de mulheres foram às ruas na Alemanha, na Suíça, na Dinamarca e na Áustria, celebrando seu dia. Em 2010, mulheres do mundo inteiro comemoram os 100 anos do Dia Internacional da Mulher, tendo a luta como marca principal que tem caracterizado este dia ao longo dos tempos.

O PCdoB saúda as mulheres brasileiras neste dia por sua jornada de conquistas. Ao mesmo tempo reafirma que este também é um momento de avançar na superação da subrepresentação das mulheres nas esferas de poder, de decisão na sociedade e de combate a desigualdade no mundo do trabalho, inclusive com a redução da jornada de trabalho sem redução de salário. É inadmissível conviver com a violência que vem vitimando mulheres cotidianamente. É importante também ampliarmos a luta contra a criminalização das mulheres por realizarem a interrupção da gravidez.

As contradições estruturais e fundamentais da realidade brasileira exigem como resposta consequente superar as barreiras à emancipação das mulheres, alimentadas pela lógica do capital e pelos preconceitos de gênero, que fazem a Nação perder força, deixando de contar com todo o potencial de mais da metade de sua população.

Para o PCdoB, a emancipação das mulheres é a medida do progresso social. Exige empenho não só das mulheres, mas do conjunto da sociedade. É preciso assegurar igualdade, sobretudo no trabalho, na educação e nas esferas de poder e adotar medidas eficazes de combate à violência praticada contra as mulheres, avançando para um novo tempo de igualdade, sem opressão, no rumo de uma sociedade socialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.