domingo, 7 de março de 2010

Salvador:Dia Internacional da Mulher tem ampla e diversificada programação.

O movimento de mulheres de Salvador está organizando uma série de atividades para celebrar o centenário do Dia Internacional da Mulher, 8 de março. No calendário, destaca-se a tradicional marcha, que acontece na próxima segunda-feira (8/3), com concentração às 15h, no Campo Grande, além das ações do Projeto Março Mulher, cujo lançamento será na sexta-feira (5/3).
O Março Mulher é um projeto organizado pela Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade (SEPROMI), através da Superintendência de Políticas para as Mulheres (SPM) em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM). As entidades organizaram uma agenda de atividades durante o mês de março, envolvendo organizações da sociedade civil, secretarias estaduais, prefeituras, órgão municipais de políticas para as mulheres e empresas, a fim de visibilizar às lutas e conquistas das mulheres baianas, bem como ao processo de implementação do Plano Estadual de Políticas para as Mulheres. O lançamento será no dia 5 de março, às 14h30, no auditório da Biblioteca Pública dos Barris.

As mulheres comunistas não ficam de fora da mobilização. Na última sexta-feira (26/2), a Secretaria da Mulher de Salvador promoveu um café da manhã para definir as ações do 8 de Março. Entre as deliberações, as comunistas decidiram fortalecer a construção da marcha, mobilizar a militância para participar do Projeto Março Mulher e de todas as atividades relacionadas ao 8 de Março em todo o estado.

Para a secretária de Mulher do PCdoB Salvador, Rosa de Souza, a participação de todas as mulheres nas atividades é muito importante, pois reforça a luta por igualdade de direitos. “Nossa intenção é atrair um grande número de pessoas para a nossa marcha, que segue do Campo Grande até a Praça Castro Alves. A concentração começa ás 15h”, afirma. Rosa lembra ainda que as comunistas devem ficar atentas a outras atividades, como o evento que contará com a presença da ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire.

Este ano, a data tem um significado ainda mais especial, pois marca o centenário da celebração do 8 de Março. Este será o tema central das atividades em Salvador. “Escolhemos também três eixos norteadores para os debates: mais mulheres no poder, o combate à violência contra a mulher e a redução da jornada de trabalho sem redução de salário”, reforça Rosa de Souza.

De Salvador,
Eliane Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.