quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Notícia-crime contra Mayara Petruso no MPF/SP. Iniciativa da OAB/PE. Racismo e xenofobia.Ela odeia nordestinos.



A OAB de Pernambuco entrou nesta quarta-feira com uma notícia-crime no Ministério Público Federal em São Paulo contra a estudante de direito Mayara Petruso, que chocou o Brasil com mensagens racistas postadas no Twitter logo após a eleição de Dilma Rousseff no domingo.


Vários usuários se manifestaram de forma ofensiva aos nordestinos, mas, segundo a asessoria de imprensa da OAB-PE, a ação será concentrada em Mayara "porque foi ela quem começou". Dentre vários posts ofensivos, Mayara escreveu: "'Nordestisto' não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado" (sic).


Caberá ao Ministério Público Federal investigar o caso, e decidir se Mayara é passível de punição. A garota será alvo de duas ações: uma por racismo e outra por "incitação pública ao ato delituoso". A primeira estipula pena de 2 a 5 anos de detenção, e a segunda, de 3 a 6 meses de reclusão ou multa. O crime de racismo é imprescritível e inafiançável.


O escritório de advocacia Peixoto e Cury Advogados, em São Paulo, onde Mayara era estagiária, divulgou nota nesta quarta-feira lamentando a postura da estudante. Ela já não trabalha mais no escritório. "Com muito pesar e indignação, (o Peixoto e Cury Advogados) lamenta a infeliz opinião pessoal emitida, em rede social, pela mesma, da qual apenas tomou conhecimento pela mídia e que veemente é contrário, deixando, assim, ao crivo das autoridades competentes as providências cabíveis", diz o escritório, em nota divulgada à imprensa.

Não é a primeira ação na Justiça que apura crimes de xenofobia contra nordestinos praticados na internet. O Ministério Público Federal investiga denúncias de racismo por parte de membros de uma comunidade no Orkut chamada "Eu odeio nordestinos". O tumblr Xenofobia Não reúne uma série de "print screens" de ofensas de usuários a nordestinos no Twitter, como "Só Hitler acaba com a raça dos petistas, construindo câmara de gás no Nordeste e matando geral" .


O objetivo da ação contra Mayara, segundo a OAB-PE, é acabar com a percepção que existe de que manifestações odiosas na internet acabam impunes.

Um comentário:

  1. Essa garota não tem vergonha da cara, ela tem que morrer podre essa infiz, ninguem do nordestino É Vagabundo e burro,que racista nojenta Mayara,sou Pernambucana, não sou esse tipos que ela tá falando.Os Nordestinos estão revoltados com essa vagabunda safada ela tem que pagar tudo oq ela fez.Tem ficar na cadeia podre.Quero meu direito.
    Essa vagabunda tem que aparecer morta.Nega safada respeita os nordestinos eles não tem nada haver com isso eles pode fazer oq ele quiser eles não está devendo nada vc sua vigarista demonio do satanás.Vc vão pagar tudo o que vc fez aquilo. se prepare que os nordesdino vão fazer com essa racista podre.Gostava de Sao Paulo agora tenho vergonha.Isso não merecia dizer aquilo. Achei essa história estranho mortal.Essa vagabunda tem problema psicóligo mental.Tem que internar do hospicio para se tratar essa satanás.

    ResponderExcluir

Você é livre para oferecer a sua opinião.