segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Moema Gramacho você já venceu ! que sorte Lauro de Freitas tem.

Você já venceu, Moema

Janio Lopo

Editor de Política
Tribuna da Bahia
------------------------


Pensei, pensei, pensei e nada. A indignação e a revolta acabaram por falar mais alto e tentam me calar. Resisto. Não posso me omitir ante horrenda estupidez, que parece não ter limites. Ou melhor, tem, sim. Só os sórdidos, os mesquinhos, os desprovidos de senso de ridículo, os invejosos e os mentirosos têm a coragem de atentar de forma infame e insensível contra a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho. Seus desafetos ultrapassaram a barreira da falta de ética. O desespero e a ânsia do poder pelo poder tiraram-lhes um dos sentimentos mais nobres do ser humano que é a solidariedade. A falta de argumentos políticos e o despreparo para o embate democrático os transformaram em feras. Em monstros insanos. Perigosos, maledicentes, mesquinhos, assustadores. Não! Gente como essa gente não tem condições de comandar o destino de homens e mulheres de carne e osso. Aos detratores faltam sensibilidade. Faltam compreensão e amor próprio.
Acabo de ler um desabafo, uma proclamação de repúdio da amiga de mais de duas décadas cuja lisura e profissionalismo são inquestionáveis. A jornalista Mara Campos tem uma larga experiência na área de comunicação. Tenho certeza que, assim como eu, ela não tinha visto nada igual. Não tinha visto de perto as aves agourentas, os abutres fétidos, o lado podre de uma campanha, onde inimigos clamam por sangue e por morte. E o fazem sabedores que não conseguirão seu intento. A tentativa, na verdade, é de fragilizar Moema e de ridicularizá-la, sem desconfiarem, como desprezíveis que são, que a força de Moema está na capacidade de enfrentar as adversidades e vencê-las, de transformar, de revolucionar e derramar cada pingo de suor que brota do seu rosto em favor de suas causas, de suas nobres causas. Lauro de Freitas tem a honra de ser administrada por uma mulher de fibra, de raça, que não tergiversa, que não discrimina, não persegue, não maldiz e tampouco zomba das agruras do seu povo. Muito pelo contrário. A marca de sua administração é o social. É o cuidado com a criança, com a juventude, com o idoso.
Talvez tamanho zelo a tenha levado a cuidar menos de si e mais da população carente e sofrida do seu município.
Moema não precisa de afagos nem de palavras de conforto. A conheço. Seu coração é do tamanho do mundo. Na verdade ela tem mais a dar do que a receber. É uma destemida. Enfrentou a ditadura, enfrentou a opressão, falou alto e em bom tom contra os donos da Bahia e manteve suas críticas contra todo tipo de discriminação. Sua trajetória política e pessoal não pode, nem de longe, ser comparada à daqueles que sempre viveram à sombra de chefes e de caciques políticos à base da subserviência e da mendicância por cargos públicos.
Li e reli o justo e legítimo repúdio de Mara Campos ao qual me associo. Gostaria imensamente de assinar embaixo. Pena que não tenha eu a habilidade da amiga que usa da simplicidade, sem transmitir raiva ou rancor ( eu, confesso,estou com raiva, muita raiva) à pequenez de caráter e de ódio de lunáticos que entregam a própria alma a Satanás para atingir os seus objetivos mais repugnantes, canalhas e calhordas. Uma observação de Mara Campos: “ Desde menina participo ativamente de campanhas políticas, primeiro como militante, depois também como profissional da comunicação. Jamais vi uma campanha tão sórdida, tão cruel, tão perversa como a que os adversários nesta eleição dirigem à Moema Gramacho. O mais indigno -o alvo não é apenas Moema Gramacho a política, a candidata. Mas a mulher, mãe e cidadã Moema Gramacho”. E continua: “Nós, jornalistas, perdemos muitas colegas queridas na luta contra o câncer de mama. Temos muitas outras, graças a Deus, que com fé e coragem estão superando ou já venceram a doença e estão aí fortes e saudáveis dando o seu testemunho e levando ânimo a muitas outras atingidas pelo câncer de mama, que é o mínimo que uma mulher nessa situação espera de outro ser humano.
Gestos como o dos seus adversários, contudo, não nos tiram a esperança na humanidade quando vemos gente de todas as localidades, credos e situação social desejar, emocionada, “saúde e sucesso” a Moema, como neste sábado, sua primeira aparição pública depois de uma semana de internamento”. É isso aí. Bola para frente, Moema. O meio político sadio a vê como imprescindível nesse processo de consolidação política e democrática do nosso Estado. Você, aliás, ajudou a construir tudo isso. E ainda tem muito a contribuir.

16 comentários:

  1. é isso ai esse canalhas que estão atacando de forma cruel e mesquinha a prefeita moema estão querendo dinovo retomar a cidade pra agradar a classe alta de lauro de freitas e se escondendo como se o grande leão que se achava dono de lauro está por traz de tudo isso bola pra frente a bahia o brasil está mudando .

    ResponderExcluir
  2. Andréa,

    Sou eleitora em Lauro de Freitas, sou mulher, mãe e estou de apoio a cada palavra citada.
    Graças, muitas Graças, Deus é fiel e nos deu a primeira vitoria, Moema esta eleita.Realmente me orgulho de ter minha cidade comandada por uma mulher de muita raça e muita força.
    O cancer é uma doença democratica esta ai para todos, o POBRE E INFELIZ DO SENHOR ROBERTO MUNIZ NA SUA IMENSA SABEDORIA DEVERIA SABER DISSO.
    È isso ai minha prefeita Bola para frente e força vc tera mais uma vitoria A CURA.
    Aproveitando a oportunidade peço a prefeita que olhe por muitas mulheres do nosso municipio que vive o mesmo drama.
    CONTRUA UM HOSPITAL DA MULHER EM NOSSO MUNICIPIO.
    Valeu Moema. 1313131313 eo outro lado, É DESESPERO.

    ResponderExcluir
  3. Andréa,

    Sou eleitora em Lauro de Freitas, sou mulher, mãe e estou de apoio a cada palavra citada.
    Graças, muitas Graças, Deus é fiel e nos deu a primeira vitoria, Moema esta eleita.Realmente me orgulho de ter minha cidade comandada por uma mulher de muita raça e muita força.
    O cancer é uma doença democratica esta ai para todos, o POBRE E INFELIZ DO SENHOR ROBERTO MUNIZ NA SUA IMENSA SABEDORIA DEVERIA SABER DISSO.
    È isso ai minha prefeita Bola para frente e força vc tera mais uma vitoria A CURA.
    Aproveitando a oportunidade peço a prefeita que olhe por muitas mulheres do nosso municipio que vive o mesmo drama.
    CONSTRUA UM HOSPITAL DA MULHER EM NOSSO MUNICIPIO.
    Valeu Moema. 1313131313 e o outro lado, É DESESPERO.

    ResponderExcluir
  4. É moema denovo com a força do povo!

    Eu não gsoto, nunca gsotei e nunca vou gsotar do partido e nem de Roberto Muniz. Ele e o partido dele sempre conceguem dar uma mancada no final da eleição. Eles não conceguem fazer uma capanha limpa, humilde .. por isso que eu queria que ele soubesse que ele perdeu e essa perca foi porque MOEMA é muito melhor que ele, porque moema sabe fazer uma campanha limpa e ele não!
    DEUS ESCREVE CERTO POR LINHAS TORTAS .

    e agora Muniz me diga , quem é mesmo o desesperado ?

    ResponderExcluir
  5. OI MINHA QUERIDA PREFEITA!!!!SOMOS NÓS.AS MENINAS DE ROSA DA PRÓ VERA,APESAR DE NOSSA AMIGA PRÓ VERA Ñ TER GANHO,FICAMOS MUITO FELIZES QUE PELO MENOS NOSSA MOEMA ESTA LÁ DE NOVO.NOS REPRESENTANDO.É MOEMA DE NOVO,COM A FORÇA DE DEUS;COM A FORÇA DO POVO E OS DESESPERADOS TERÃO QUE NOS ENGOLIR.BJOS...TE AMAMOS E ESTAREMOS SEMPRE HORANDO POR VOSSA SENHORIA(A NOSSA MOMO)

    ResponderExcluir
  6. A esmagadora vitória de MOEMA INSPIRA VERSOS ,PROSA, ENFIM FOI ÉPICO ,POETICO, AFRODISIÁCO, MILAGROSO,ESPIRITUAL,ESTAVA PENSANDO E ANALISANDO CADA MOMENTO DE CAMPAANHA ,AS EMOCIONANTES , CAMINHADAS, COMÍCIOS ,DEBATES E ENTREVISTAS ,FOI MUITO LINDO ,SÓ AS MULHERES PODEM UMA COISA DESSAS ,SÓ UMA MULHER COMO MOEMA PRA NOS EMOCIONAR , ENCHER DE ESPERANÇA , ELE LAVOU NOSSA ALMA, ESTAMOS LIVRES, QUE DEUS ABENÇOE MOEMA E A DÊ VIDA LONGA PRA NOS PROPORCIONAR ALEGRIA COMO ESSA ,,É POR ISSO QUE DIGO E REPITO SEMPRE ,,MOEMA EU TE AMOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  7. Acredito que Moema utilizou a doença dela para tirar proveito nas eleições. Para sensibilizar as pessoas e fazer com que as mesmas votassem nela. Aliás não só isso, como mentir afirmando que Roberto Muniz acabaria com a bolsa-família.Na verdade não gosto de nenhum dos dois candidatos, mas acredito que pelo histórico político e pela falta de trabalho da prefeita nestes ultimos 4 anos que a pessoa mais apta a assumir a Prefeitura seria sem dúvida Roberto Muniz...e quanto ao desespero espero que esta palavra não faça parte de nosso povo nesses 4 anos que nos seguem.

    ResponderExcluir
  8. Estou Feliz pela vitória de Moema.Sou de Feira de Santana Bahia , amiga de infancia da Familia Gramacho, que morou aqui durante muitos anos.Peço-lhe encarecidamente que passe para a Familia Gramacho particularmente Iracema irmã de Moema, o meu email e diga que perdemos o contato durante muito tempo, e espero respostas.

    ResponderExcluir
  9. THIAGO BRAGA (puma.cybernet@hotmail.com)
    Super poderosa a prefeita petista Moema Gramacho!
    O sucesso de Lauro de Freitas, deixa de ser "tubarão brando",para se tornar uma metrópole "CARA CAPITAL"!

    ResponderExcluir
  10. lauro de freitas chafaris3 de junho de 2010 às 15:45

    porque a chachina em lauro de freitas chafariz.em marco de 2010 por policias usando lei marcial [junio policia e rondespe

    ResponderExcluir
  11. partido da cumunidade 133 de junho de 2010 às 15:52

    seu pedao diz porque matarao os jovens que protegiao nosso bairro pense nisso lula moema e tods aqui e mas um morador justica

    ResponderExcluir
  12. porque a chachina em lauro de freitas pelos policias usando lei marcial bairro chafaris

    ResponderExcluir
  13. Sra Prefeita Moema eu votei em você quando era deputada, conheço e admiro a sua história política, não podemos deixar que o governo construa pedágios em nossa BR 324, pois se o nosso governador assim como vossa excelência foram contra o pedágio de estrada do cocô vamos também ser contra estes pedágios. Já pagamos uma fortuna de IPVA e impostos mais, esses pedágios são inconstitucionais.

    ResponderExcluir
  14. PARA NOSSA MOEMA convite especial para participar do MOVIMENTO ARTISTICO e CULTURAL de Lauro de Freitas para o centro Histórico de Salvador Bahia.
    Repasse esta idéia e convide amigo
    Largo do Pelourinho no Centro histórico Bahia Brasil.
    PRIMAVERA PRIMERVOS
    Olá!
    Convidamos você para participar de uma exposição coletiva em homenagem à Primavera, promovida pelo Espaço Cultural Ateliê Débora Fontes e Fátima Magalhães do Museu da Cidade bem como ALARME ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DA REGIÃO METROPOLITANA com apoio DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO do CONSELHO DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS. “IMPRESSIONISMO” em Homenagem aos pintores livres dos ateliês, que pintam ao ar livre, na Natureza e nas Ruas. O pelourinho tem o maior numero de artistas, que fogem do acadêmico e pintam ali, nas ruas. Belas artes, para serem, levadas ao mundo.
    Local do evento: Centro Histórico. Pelourinho Salvador Bahia. Um Movimento Artístico.
    Acontecerá dia (10 de setembro de 2010 das 09:00h às 17:00h).
    O lugar é lindo, Histórico e os organizadores são muito queridos!
    Esperamos você lá e se for artista prático (a) venha.... e traga sua tela e tinta, faça a diferença. VOCÊ é Especial para o mundo!!!!
    Se for você cineasta, venha e clik, filme... um momento histórico.
    Se você é jornalista, publique a história.
    Se vc é amante das artes, venha e curta um momento mágico...
    Se vc não gosta de artes... tu é doido! ... Mais venha assim mesmo para criticar ou amar.Abaixo, sugestões de nota.
    Desde já, agradeço Boa exposição!!!!
    Débora Fontes e Fátima Magalhães
    =========================================
    ECADF, ALARME e CDDHLF realizam exposição em homenagem à Primavera (Salvador/BA)
    temos como principais propósitos promover a arte, incentivar novos talentos, organizar exposições e abrir espaço para a divulgação da cultura e da história brasileira.
    EXPOSIÇÃO IMPRESSIONISMO
    Local: Centro Histórico Pelourinho
    Apoio Museu da Cidade e sub-Prefeitura : Professor Leal.
    Data: 10 de setembro de 2010 das 09:00h às 17:00h

    Evento realizado por: Débora Fontes e
    Fátima Magalhães
    Artista Homenageados:
    Yedamaria, Thereza Figueiredo, Deraldo Lima, Edison da Luz, Alma Andrade, Giuliano Ottaviani, Graça Ramos,Edvaldo Assis.
    Artistas convidados: Ana Cacau, Portela,Marinho,Tania Brandão, Luiz Ramos, Ivo Neto, Ledna,Lina Miotta, Leo Mascarenhas, Felix Sampaio, Gilson Maciel, Edson Mello, Brigido Gomes, Edvaldo Assis, Anúbis Cedraz, Carlos Farias, Sivu, Antonio Surian, Lidia Hora,Patrícia Carla Peres,Rosemarian, Ruy Garcez, entre outros.
    Convidado Especial MENELAU 7

    ResponderExcluir
  15. Repasse esta idéia e convide amigo via e-mail: OBRIGADO! CONTAMOS COM VOCÊ! - convide amigos por e-mail: multiplique esta idéia.
    IMPRESSIONISMO – Largo do Pelourinho no Centro histórico Bahia Brasil.
    PRIMAVERA PRIMERVOS
    Olá!

    Convidamos você para participar de uma exposição coletiva em homenagem à Primavera, promovida pelo Espaço Cultural Ateliê Débora Fontes e Fátima Magalhães do Museu da Cidade bem como ALARME ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DA REGIÃO METROPOLITANA com apoio DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO do CONSELHO DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS. “IMPRESSIONISMO” em Homenagem aos pintores livres dos ateliês, que pintam ao ar livre, na Natureza e nas Ruas. O pelourinho tem o maior numero de artistas, que fogem do acadêmico e pintam ali, nas ruas. Belas artes, para serem, levadas ao mundo.
    Local do evento: Centro Histórico. Pelourinho Salvador Bahia. Um Movimento Artístico.
    Acontecerá dia (10 de setembro de 2010 das 09:00h às 17:00h).
    O lugar é lindo, Histórico e os organizadores são muito queridos!
    Esperamos você lá e se for artista prático (a) venha.... e traga sua tela e tinta, faça a diferença. VOCÊ é Especial para o mundo!!!!
    Se for você cineasta, venha e clik, filme... um momento histórico.
    Se você é jornalista, publique a história.
    Se vc é amante das artes, venha e curta um momento mágico...
    Se vc não gosta de artes... tu é doido! ... Mais venha assim mesmo para criticar ou amar.Abaixo, sugestões de nota.
    Desde já, agradeço Boa exposição!!!!
    Débora Fontes e Fátima Magalhães
    =========================================
    ECADF, ALARME e CDDHLF realizam exposição em homenagem à Primavera (Salvador/BA)
    temos como principais propósitos promover a arte, incentivar novos talentos, organizar exposições e abrir espaço para a divulgação da cultura e da história brasileira.
    EXPOSIÇÃO IMPRESSIONISMO
    Local: Centro Histórico Pelourinho
    Apoio Museu da Cidade e sub-Prefeitura : Professor Leal.
    Data: 10 de setembro de 2010 das 09:00h às 17:00h












    Evento realizado por: Débora Fontes e
    Fátima Magalhães
    Artista Homenageados:
    Yedamaria, Thereza Figueiredo, Deraldo Lima, Edison da Luz, Alma Andrade, Giuliano Ottaviani, Graça Ramos,Edvaldo Assis.
    Artistas convidados: Ana Cacau, Portela,Marinho,Tania Brandão, Luiz Ramos, Ivo Neto, Ledna,Lina Miotta, Leo Mascarenhas, Felix Sampaio, Gilson Maciel, Edson Mello, Brigido Gomes, Edvaldo Assis, Anúbis Cedraz, Carlos Farias, Sivu, Antonio Surian, Lidia Hora,Patrícia Carla Peres,Rosemarian, Ruy Garcez, entre outros.
    Convidado Especial MENELAU 7

    ResponderExcluir
  16. VEI 2ªedição O LIVRO NATUREZA DO SER de Débora Fontes.
    Fontes, Débora Palmeira de Cerqueiraidente do Grupo Ambientalista ECOTERRA, Assessora cientifica da Águia Dourada Organização Multicultural indígena do Nordeste, Educadora, Professora de Pós-graduação ...Este é um livro com sopro que nos leva ao encontro do passado, com muito cuidado e sensibilidade de ver a Educação indígena respeitada. Com muita emoção e muita verdade existente na luta e resgate de um povo que é sonhador e guerreiro
    www.iecspsicopedagogia.ning.com

    ResponderExcluir

Você é livre para oferecer a sua opinião.