quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Prefeito João Henrique troca onze secretários.



O prefeito João Henrique (PMDB), em um movimento inesperado, decidiu trocar ontem seis dos 11 secretários que compõem a cúpula do Palácio Thomé de Souza. O anúncio deve ser publicado hoje, no Diário Oficial do Município. Entre os nomes que deixarão a administração de Salvador, o de Fábio Mota, que comandava a Secretaria de Serviços Público (Sesp), sinaliza a ruptura do prefeito com o PMDB e consolida seu afastamento do ex-ministro da Geddel Vieira Lima. O lugar de Mota será ocupado, interinamente, pela diretora de operações da Limpurb, Ângela Fernandes, que também vai assumir a presidência da empresa de limpeza.

A Casa Civil será ocupada pelo vereador Alfredo Mangueira (PMDB), que substitui João Cavalcanti, um dos mais próximos colaboradores do prefeito e principal articulador da troca de comando na administração. Contudo, fontes da prefeitura garantem que Cavalcanti vai permanecer no alto escalão do Thomé de Souza.

Na Saúde, sai Jorge Saturnino Rodrigues e entra outro vereador, Gilberto José (PDT), substituição que agrada ao ex-partido do prefeito, já que acomoda na Câmara o pedetista Cristovinho, primeiro suplente da legenda. O lugar de Mangueira deve ser ocupado pelo segundo suplente do PMDB, Silvoney Sales, já que o primeiro, Batista Neves, herdou a vaga do ex-vereador Alan Sanches, eleito para a Assembleia.

A Fazenda, antes chefiada por Flávio Mattos, será assumida pelo auditor fiscal Artur Matos. Para a Secretaria de Transportes e Infraestrutura (Setin), que era chefiada por Euvaldo Jorge, foi indicado Marcelo Abreu, que comandava a pasta de Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão (Setad). No lugar de Abreu, entra o subsecretário Emerson Palmeira, em caráter interino.

Outra troca comentada nos bastidores foi a da Ouvidoria Geral, que estava sob comando do ex-vereador Valdenor Cardoso (PTC). Em seu lugar, assume Humberto Viana. Porém, Cardoso não está fora da lista de aliados de João Henrique, já que há a probabilidade da criação da Secretaria de Esportes, órgão, cujo cotado para chefiar é o vereador Téo Senna (PTC). Nesse caso, a vaga na Câmara ficaria para Cardoso.

Apesar de visto como um movimento com alto viés político, que busca recompor a base governista no Legislativo, o prefeito disse, em nota, que a troca visa “promover um período de ajuste nas contas e preparar a cidade para novos desafios, (...) que precisam ser colocados em prática nos próximos dois anos, dentro dos preparativos para a Copa de 2014”.

Jairo Costa Júnior | Redação CORREIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.