domingo, 10 de janeiro de 2010

Mundo: Onze países na lista dos violadores da liberdade religiosa.

Onze países foram colocados na lista de violadores da liberdade religiosa do relatório anual da Comissão de Liberdade Religiosa Internacional dos Estados Unidos (USCIRF, sigla em inglês). A relação de «países de preocupação específica» (CPC, em inglês) inclui Arábia Saudita, Birmânia, China, Coreia do Norte, Eritreia, Irão, Paquistão, Sudão, Turquemenistão, Uzbequistão e Vietname. Esta referência significa que estes são países cujos governos continuam a promover e a tolerar graves violações da liberdade religiosa.

O Paquistão, o Turquemenistão e o Vietname não constam de uma outra lista de países violadores da liberdade religiosa, organizada pelo próprio Governo norte-americano. O Vietname foi excluído da lista em 2006 por alegados avanços na liberdade religiosa, no entanto, a comissão manteve esta região na sua relação ao fazer referência às «continuadas detenções de pessoas por causa de suas actividades religiosas e das restrições à liberdade religiosa de algumas minorias étnicas».

Relativamente ao Paquistão e ao Turquemenistão, a comissão continua a recomendar que esses países sejam incluídos na lista por causa das graves violações à liberdade religiosa. O relatório anual da USCIRF de 2007 afirma: «A violência sectária e religiosa persiste no Paquistão, particularmente contra as minorias shi’as, ahmadis, cristãs e hindus». Para o Turquemenistão o relatório aponta «a prática de abusos dos direitos humanos promovida pelo ex-Presidente Saparmurat Niyazov, incluindo as violações de liberdade de religião».

A USCIRF também estabeleceu uma lista de países em observação que não atingiram o status de CPC, mas que requerem atenção. Sérios abusos nesses países mostram que «os governos não têm reprimido com eficiência a violência contra as pessoas por causa da religião ou têm falhado em punir os responsáveis por esses actos». A lista de países em observação de 2007 inclui Afeganistão, Bangladesh, Bielo-Rússia, Cuba, Egipto, Indonésia, Nigéria e Iraque. Este último devido à alarmante situação de deterioração da liberdade religiosa. «Apesar dos esforços para estabilizar o país, os sucessivos governos iraquianos não têm conseguido impedir os crescentes abusos aos direitos humanos», afirma o documento.

A «Portas Abertas», organização que mantém actualizada uma lista com os 50 países onde os cristãos mais sofrem com a perseguição religiosa, apresenta entre os dez primeiros classificados a Coreia do Norte, a Arábia Saudita, o Irão, a Somália, as Maldivas, o Iémen, o Butão, o Vietname, Laos e o Afeganistão. No entanto, essa classificação indica apenas a perseguição religiosa contra os cristãos.

(RONNY MARINOTO)

Além Mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é livre para oferecer a sua opinião.