quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Ataques a Dilma negam humanidade de ministra e protagonismo das mulheres.

por Luiz Carlos Azenha

Eu acho que vocês, mulheres, poderiam montar um blog para colecionar os ataques com tons machistas e sexistas que os tucanos e o PSDB estão disparando contra a ministra Dilma Rousseff.

Não se trata apenas de uma crítica política a que Fernando Henrique Cardoso e o senador Tasso Jereissati estão fazendo à ministra. É uma tentativa mal disfarçada de desqualificar a pessoa, como se ela fosse apenas "reflexo" de um líder (nas palavras do ex-presidente) ou uma "candidata de silicone", nas palavras de Jereissati. As duas críticas negam humanidade à ministra. E negam também protagonismo. As duas críticas tentam pintar Dilma como um pedaço de geléia, inerte, sem vontade própria -- características que muitos homens brasileiros gostam de ver em "suas" mulheres, mas que não são boas em uma líder.

Temos, então, um paradoxo: para alguns, Dilma a "terrorista"; para outros, Dilma a "boneca inflavel". Duas formas de sugerir ao eleitorado que se trata de uma mulher "que não vale nada".

Presumo que isso seja coisa de marqueteiro, que pretende explorar o preconceito contra as mulheres que existe no eleitorado, inclusive no eleitorado feminino. A ideia da "duplicidade" feminina serve muito bem a essa estratégia, embora no final das contas acabe alvejando as pretensões femininas, de todas as brasileiras, nos campos político, pessoal e profissional.

Não deixa de ser cômico, no entanto, ver o senador Jereissati dizendo que Dilma não tem o "physique du rôle" adequado à presidência. Parece um coronel político ditando como a mulher deve ou não ser, pode ou não ser. E essa fixação por "desmascarar" a mulher que não sabe o seu lugar... Sei não, mas acho que o Tasso está tentando dizer que, se ele fosse mulher, seria uma mulher muito mais atraente e interessante que a Dilma.

2 comentários:

  1. Seu eu fosse mulher eu seria muito mais atraente e interessante que Dilma. Como não sou mulher e sou homem heteroafetivo digo que eu penso que ela não está preparada para ser Presidente da República não só por não ter bagagem administrativa (LULA não tinha), mas por ela não ter, pelo que tudo indica, potencial e "jogo de cintura" como o Lula tem, para lidar com todas as situações que lhe serão impostas. Ela é muito inflexivel! Há tantas outras mulheres que poderiam ser candidatas.. Agora, se o Lula escolheu e o PT aceitou... vamos ver no que vai dar...

    ResponderExcluir
  2. Vera:
    asinando em baixo sua análise.
    Pois é;
    quem não tem argumentos dispara a falar bobagens,tristes por um lado e realmente cômicas por outro
    Seu alerta as muheres de todo o Brasil,
    vamos divulgar,vamos ajudar a esclarecer consciências.
    Dizem que quem mora na aldeia conhece os caboclos e as caboclas também.
    Desta vez ,coitado de quem jogar casca de banana no caminho da Dilma durante a campanha.
    Vai ter a oportunidade de conhecer uma das mulheres fortes de Minas Gerais.
    Muito bom o seu blog.
    Jorn. Neide Pessoa
    De Minas Gerais,Uai!

    ResponderExcluir

Você é livre para oferecer a sua opinião.